Este breve artigo não tem pretensões de esgotar o tema e, sim, ajudar os futuros pais a tomar uma decisão ciente e informada. A reposta atual, baseada no conhecimento medico, é NÃO.

MOTIVOS DO NÃO:

Até a data, a maioria das doenças tratáveis usando células-tronco de cordão está restrita a aproximadamente 80 doenças hematológicas como Leucemias e anemias.

1. A chance de seu filho (a) ter uma destas doenças é muito pequena, entre 0,0005% e 0,04%.
  2. Se o seu filho (a) precisar de células-tronco de cordão para tratamento, pode não conseguir usar a sua própria amostra guardada em banco particular. Isto devido à grande parte destas doenças terem um componente genético. Usando a própria amostra, estaríamos infundindo o mesmo risco da doença que está fazendo o tratamento necessário.
  3. Das 45.661 amostras de sangue de cordão armazenadas em bancos privados no Brasil, no período de 2003 a 2010, apenas 3 foram utilizadas para transplante homólogo.
  4. A utilização destas células em tratamentos de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer, ainda são incertas. Tudo é só pesquisa. E as pesquisas existentes usam medula óssea e sangue periférico do próprio paciente.
  5. Dependendo do peso do seu filho, ele poderia necessitar de mais de uma unidade (bolsa), precisando recorrer aos bancos públicos de qualquer forma.

O que, sim, deve ser estimulado é a doação de sangue de cordão para Bancos Públicos, aumentando o número de amostras que possam ser utilizadas por todos e sem custos, inclusive por seu filho (a).

Referências das informações acima podem ser encontradas no site da ANVISA.