Imunologia da Reprodução

A Imunologia da Reprodução consiste no estudo da interação entre os organismos fetal e materno, envolvendo, principalmente, as adaptações imunológicas necessárias para que esta interação se faça de maneira adequada. São envolvidos na evolução da gestação dois tipos de fatores imunológicos: os autoimunes e os aloimunes.

O FATOR AUTOIMUNE

É representado por anticorpos que são desenvolvidos pela mulher em alguma fase da vida, decorrente de um estímulo até hoje não identificado pela Ciência. De qualquer forma, a presença destes anticorpos durante o período de concepção e/ou durante a gravidez pode afetar, de forma deletéria, a boa evolução da gestação. Os principais autoanticorpos envolvidos em complicações gestacionais são o anticorpo anticardiolipina e o anticoagulante lúpico, também chamados anticorpos antifosfolípides.

As principais complicações da gestação que podem ocorrer na presença de algum destes anticorpos são pré-eclâmpsia ou eclâmpsia, restrição do crescimento fetal, redução do líquido amniótico, envelhecimento placentário precoce, descolamento prematuro da placenta, óbito fetal e aborto recorrente. Além disso, doenças não específicas da gestação também podem ocorrer neste período, na presença de algum destes anticorpos, como trombose, acidente vascular cerebral (AVC – derrame) e infarto agudo do miocárdio.

Estas doenças costumam ocorrer nos casos em que os anticorpos estão presentes em altas concentrações no sangue (resultado fortemente positivo), ou quando há a associação destes anticorpos com fatores hereditários para trombose.

Diagnóstico

O diagnóstico da presença dos anticorpos antifosfolípides é feito através de testes sanguíneos específicos.

Tratamento

O tratamento, quando os anticorpos antifosfolípides estão presentes, deve ser iniciado, idealmente, nos ciclos menstruais em que há possibilidade de gravidez. Envolve a associação de dois tipos de medicação: o ácido acetil salicílico (AAS) e a heparina. Eles agem diminuindo a ação dos anticorpos antifosfolípides, durante o desenvolvimento e amadurecimento da placenta. A heparina e o AAS impedem a ocorrência de trombose placentária, responsável por grande parte das complicações fetais, placentárias e de líquido amniótico. O tratamento deve ser mantido durante toda a gravidez, e retirado apenas para a realização do parto.

Observação Importante

O fato de ter conseguido obter um exame de cross-match positivo não garante que não ocorrerá um novo aborto. Ainda é justo informar que falta muito conhecimento médico para entender bem como funciona o sistema imune humano. Muitas mulheres que acabaram de dar à luz e que realizaram teste de cross-match tiveram resultados negativos e não abortaram por isto.

Enviar Mensagem

Para Agendamentos, dúvidas sobre Tratamentos ou outras informações, preencha o Formulário abaixo e envie sua mensagem para o Dr. Daniel Faúndes. Em até 24 horas, seu e-mail será respondido.

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.