Este procedimento é semelhante à inseminação com sêmen do marido, porém, utilizamos sêmen de doador congelado (banco de sêmen) devido à impossibilidade de obter espermatozoides capacitados em concentração e/ou qualidade suficiente, do próprio marido.

É uma opção de tratamento para casos de oligospermia severa (baixa concentração de espermatozoides muito intensa) ou astenospermia (baixa motilidade) mesmo após capacitação dos mesmos. Também indicado para casos de produção independente.

Obviamente, também é opção de tratamento para azoospermia (ausência de espermatozoides) e a única opção para aqueles que não produzem espermatozoides.

Quando esta é a opção escolhida pelo casal, devemos ter certeza que a mulher ovula, tem trompas pérvias e não tem endometriose. Para os casos em que a técnica estiver indicada, serão avaliadas as características do marido para escolher a amostra de sêmen a ser usada. Será observada a cor da pele, a cor dos olhos, cor e textura dos cabelos, se são lisos, crespos, etc. Será necessário saber também quais são as raízes (italiana, portuguesa, oriental, etc).

Por último, será colhida uma amostra de sangue para tipagem sanguínea. É importante notar que a amostra de sêmen escolhida segue os cuidados das normas da ANVISA e normas americanas e internacionais de controle de qualidade.

O detalhe mais importante está nos cuidados para controle de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, HTLV e hepatite B e C. Isto é feito utilizando somente amostras colhidas e congeladas há pelo menos 6 meses, e cujo doador foi controlado até a amostra congelada cumprir 6 meses para as doenças acima descritas. Isto é feito devido à chamada “janela sorológica” em que a pessoa pode ser portadora da doença, mas ainda não podemos detectar por exames de sangue.

O casal também é submetido aos testes para HIV, HTLV e Hepatites, já que, no caso do casal ser portador dessas doenças, o procedimento teria uma contraindicação relativa. Os detalhes da indução de ovulação e inseminação são similares à inseminação com sêmen do marido.

Enviar Mensagem

Para Agendamentos, dúvidas sobre Tratamentos ou outras informações, preencha o Formulário abaixo e envie sua mensagem para o Dr. Daniel Faúndes. Em até 24 horas, seu e-mail será respondido.

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.