A técnica de congelamento de óvulos adicionou à Reprodução Assistida uma contribuição significativa para o tratamento da infertilidade. A opção de congelar óvulos é de grande utilidade para um variado grupo de pacientes, dentre as quais mulheres com histórico familiar de menopausa precoce, onde na época que desejarem ter filhos, caso seu ovário não esteja funcionando adequadamente, poderão utilizar os óvulos coletados e congelados previamente.

Após os 35 anos a fertilidade feminina diminui. Sendo assim, preocupadas em preservá-la, mulheres que desejam futuramente ter filhos, mas ainda não encontraram o pai ideal para eles, podem passar por um processo de estímulo ovariano com a finalidade de congelamento dos óvulos produzidos.

A armazenagem prolongada dos óvulos também é indicada para as mulheres jovens que necessitam ser submetidas à quimioterapia ou radioterapia, pois esses tratamentos podem ocasionar perda na função ovariana ou problemas irreversíveis nos óvulos. A retirada e o congelamento dos mesmos antes do tratamento preservará a fertilidade, pois com o término do tratamento, os óvulos poderão ser fertilizados em laboratório e os embriões transferidos para o útero da paciente, a fim de que o sonho de ser mãe possa ser realizado.

É importante saber nestes casos de câncer que o tratamento para congelamento de óvulos pode ser iniciado a qualquer momento no ciclo menstrual, sem necessidade de aguardar a próxima menstruação. Isto encurta muito o intervalo entre diagnóstico, congelamento de óvulos e tratamento do câncer.

Por conta da hipersensibilidade aos medicamentos indutores da ovulação no processo da fertilização in vitro, existe a possibilidade de produção ovariana excessiva de folículos e óvulos. Caso o casal não queira congelar embriões excedentes, pode optar pelo congelamento dos óvulos.

Enviar Mensagem

Para Agendamentos, dúvidas sobre Tratamentos ou outras informações, preencha o Formulário abaixo e envie sua mensagem para o Dr. Daniel Faúndes. Em até 24 horas, seu e-mail será respondido.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.